A ambientação de restaurantes em indústrias e empresas vai muito além de um espaço funcional; ela representa um fator essencial de bem-estar e produtividade para as equipes. É isso que afirma Cynthia Costa, arquiteta que assina os projetos de ambientação para as unidades da Cozzi. Para ela, devem ser espaços de relaxamento e acolhimento, bem diferente do padrão “frio e rápido” dos fast foods. “Os funcionários têm uma carga horária regrada, de muita repetição de trabalho. Queremos que, quando a pessoa chegue ali, desacelere, relaxe, curta a refeição”, diz. Para ela, o momento de pausa precisa ser algo prazeroso e que tire a equipe daquele cotidiano muitas vezes “cinza” e estressante.
Cynthia também destaca o diferencial da Cozzi, onde o padrão de qualidade na alimentação é refletido na arquitetura. Segundo ela, a empresa oferece serviços com uma excelência que raramente se vê no mercado de restaurantes industriais. Essa atenção aos detalhes se traduz em pratos caprichados, que inspiram também um ambiente visualmente sofisticado e acolhedor. “Procuro entregar uma arquitetura que é exatamente o que eles entregam de alimentação. Não é uma alimentação fria, é uma alimentação muito caprichada, muito dedicada. E, na arquitetura, tentamos seguir o mesmo caminho”, analisa.
Para criar esses ambientes, Cynthia revela que utiliza uma combinação de cores da paleta da Cozzi para dar vida aos espaços, sem excessos. Faz muito uso de folhagens secas e madeira, o que traz uma sensação de conforto, além de utilizar uma iluminação mais neutra, diferente da que é utilizada nas fábricas. Conforme diz Cynthia, muitas vezes, só trocando a iluminação, já se tem ambientes mais confortáveis.
O mobiliário é outro aspecto pensado com cuidado, principalmente considerando o perfil dos usuários. Materiais resistentes, como madeira natural, e móveis fáceis de limpar são escolhidos para resistir ao uso intenso sem perder o charme.
Para dar mais dinamismo e oferecer diferentes experiências dentro da rotina dos trabalhadores, os projetos prevêem microambientes dentro de cada restaurante: banquetas altas, sofás, mesas e cadeiras em diferentes materiais oferecem diversas possibilidades.
Cynthia também fala sobre a importância de uma arquitetura atemporal, que não se prende a modismos. Desde o início de seu trabalho com a Cozzi, em 2019, o escritório de Cynthia desenvolveu uma identidade arquitetônica própria, que alia modernidade ao conforto e se torna facilmente replicável em diferentes unidades.
Para Edivalda Carvalho, sócia-diretora da Cozzi, o serviço de ambientação oferecido pela Cozzi é um exemplo de como a arquitetura pode transformar a experiência do usuário. “Com uma proposta sofisticada e cuidadosa, nossos restaurantes oferecem um verdadeiro oásis para os funcionários, traduzindo a preocupação da Cozzi em oferecer não apenas uma alimentação de qualidade, mas um ambiente acolhedor para a pausa diária”, encerra.